A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) alertou em reunião na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) ocorrida nesta quarta-feira, 12, para máscaras de baixa qualidade distribuídas para professores. De acordo com a parlamentar, máscaras de TNT simples estão sendo entregues nas escolas da rede estadual.
“Se é para ter esse tipo de máscara, a gente não precisa se enganar, não precisa chamar a Vigilância, os professores estão usando máscaras que eles adquirem, é dinheiro público que vai para a lata do lixo e não protege ninguém”, pontuou Luciane.
A deputada chegou a receber um dos pacotes de máscaras distribuídos nas escolas. Durante a reunião, entregou um dos EPI’s ao deputado Kennedy Nunes que realizou um teste que comprovou a baixa qualidade do equipamento.
Mesmo com a máscara, Kennedy conseguiu apagar um isqueiro que estava há cerca de 15 centímetros de sua boca, apenas simulando uma tosse. Ao fazer isso com sua máscara tradicional, o fogo não apagou.
“Acredito que [as máscaras] devem ser encaminhadas à polícia técnica para apurar se preenchem os requisitos. É muito importante a denúncia feita, precisamos ver se as máscaras distribuídas pela SED efetivamente protegem professores e alunos”, afirmou o deputado Maurício Eskudlark.