Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Dermatologista orienta sobre cuidados com a pele no sol

Médico do Hospital São José frisa que protetor solar deve ser reaplicado a cada três horas

Por Redação Criciúma, SC, 26/12/2023 - 10:13 Atualizado em 26/12/2023 - 10:22

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As altas temperaturas e a incidência da forte radiação ultravioleta nesta época do ano reforça a importância do cuidado com a pele. No verão, a atenção deve ser ainda maior para evitar problemas futuros como o câncer de pele e outras doenças. É o que reforça o dermatologista do Hospital São José, doutor Paulo Henrique Teixeira Martins.

"As pessoas devem ter um cuidado redobrado no verão devido à forte radiação ultravioleta que há nesse período. Aqueles horários entre as 10h e 16h é preciso evitar ao máximo a exposição ao sol, já que é nesse período onde essa radiação é mais forte", explica o profissional da saúde.

De acordo com o especialista, além desses cuidados, usar chapéu, óculos escuros, protetor solar e reaplicá-lo durante o dia também são ações essenciais. "O ideal é reaplicar o protetor a cada três horas e usar roupas contra a radiação ultravioleta. Sempre que possível estar com guarda-sol, permanecer embaixo de sombras, e, claro, se hidratar bastante, já que é uma época onde acabamos nos desidratando mais fácil. Todos esses cuidados são fundamentais para a saúde", explica Paulo.

Roupas com proteção como grandes aliadas

As roupas com proteção ultravioleta são grandes aliadas, especialmente por terem as mangas compridas. O dertmatologista alerta, no entanto, que elas não dispensam a aplicação de protetor solar.

"Não podemos esquecer das outras partes do corpo, rosto, dorso de mãos, por exemplo. A roupa é um complemento do protetor solar", frisa.

"Precisamos entender que a radiação ultravioleta está presente no nosso dia a dia durante todo o ano. Por isso, que, em dias nublados, chuvosos ou com pouco sol, ainda há radiação ultravioleta presente, por isso é indispensável essas medidas e o uso do protetor solar nesses dias também. Essa rotina precisa se manter o ano todo, mas claro, com um cuidado maior no verão", orienta.

Com relação ao filtro solar, ele precisa ter um fator de proteção no mínimo 30, que é o recomendado. "De preferência ser contra UVA e UVB, que são as principais radiações ultravioletas. Reaplicando sempre a cada três horas. Se for no mar, na piscina, por exemplo, deve-se também reaplicar após sair da água", reforça o especialista.

--

Colaboração: Jéssica Pereira, assessora de comunicação do Hospital São José

Tags: saúde

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito