Três jacarés foram vistos em Laguna nos últimos dias. Os animais da espécie papo-amarelo geralmente atacam pessoas somente quando se sentem ameaçados. Conforme o biólogo do Museu de Zoologia da Unesc, Rodrigo Ribeiro de Freitas, essa situação é causada devido as chuvas intensas e também pelo desequilibro ecológico.
“O que a gente tem que cuidar bastante e preservar estes animais é seguir alguns fatores de questões ambientais e de segurança. Se eles são adultos, que já comem sozinhos, é obvio que o objetivo deles é capturar um animal. Quando eles veem um ser humano vão embora, a não ser quando ecoam estes animais”, explicou.
O biólogo lembrou que os jacarés são extremamente fortes e mordem sob pressão. “Outro fator importante que faz com que essas populações de jacaré aumentem vai de uma questão ambiental. Uma garça ela se alimenta de ovos e de filhotes, tem o gato do mato, no pantanal é a onça e aqui nós não temos, então esse bicho começa a se desenvolver por um desequilibro ambiental”, disse Freitas.
Confira a entrevista na íntegra: