Neste sábado (7), acontecerá o tradicional desfile cívico-militar de sete de setembro em Criciúma. A solenidade será realizada a partir das 8h, na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, no bairro Próspera.
Ao todo, 100 instituições, incluindo unidades de ensino municipais, estaduais e particulares, forças de segurança, entidades e sociedade civil organizada participam do desfile. Antes início do desfile, o público acompanhará o hasteamento das bandeiras, realizado durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pela banda do 28° Grupo de Artilharia e Campanha (GAC), em conjunto com alunos das escolas municipais de educação básica (EMEB) Carlos Gorini, José Giassi e Fortunato Brasil Naspolini, representando todos os estudantes da rede municipal.
Alterações no trânsito
Devido ao desfile, o trânsito nos arredores do Parque das Nações terá alterações. Das 7h às 14h, a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma controlará o fluxo de veículos, para a segurança dos envolvidos no evento. O primeiro ponto de bloqueio com sinalização será na Avenida Centenário, próximo ao posto Rosso, sentido Centro/Próspera, onde as forças de segurança estarão concentradas durante o início do desfile. Neste primeiro momento, o trânsito será desviado para a faixa de ônibus da Avenida Centenário e também pela rua Cardeal Arco Verde.
O trânsito na Avenida Gabriel Zanette, sentido Próspera/São Cristóvão, será interrompido para o embarque e desembarque de estudantes e representantes de entidades que participarão do desfile. Já na Avenida Estevão Emílio de Souza, em frente ao Parque das Nações e ao lado do Criciúma Shopping, o trânsito ficará liberado apenas em meia pista, para o estacionamento do transporte escolar. A rua Hercílio Amante, paralela ao ponto principal do desfile, estará liberada, mas com restrições de acesso, devido a concentração de pessoas. Porém, as ruas Ernesto Bianchini Góes, Manoel Rodrigues Ferrão, Quintino Bianchi estarão bloqueadas para a concentração dos participantes do desfile. O restante das vias laterais da Rua da Gente serão usadas para estacionamento.
--
Colaboração: Eduarda Salazar