O tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, em alusão ao Dia da Independência, gera alterações no trânsito de Criciúma. O evento tem início previsto às 8h, na Rua da Gente (Rua José Henrique Mezzari), ao lado do Parque das Nações. Os motoristas devem ficar atentos aos bloqueios e pontos de concentração de pessoas no bairro Próspera, alerta a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT).
"O primeiro ponto de fechamento será na Avenida Centenário, na altura da Rua Cardeal Arcoverde, ao lado do Posto Rosso. O trânsito da avenida será desviado para a pista do Amarelinho até a entrada ao lado do Parque, no estacionamento. Ali, poderá fazer a direita livre. Vamos fazer a sinalização para este local onde as pessoas poderão estacionar", explica o gerente de operações da DTT, Adriano da Silva.
No local que estará fechado, haverá a concentração, no primeiro momento, das forças de segurança que irão abrir o desfile. Depois disso, a pista da esquerda da Avenida Centenário será aberta para o trânsito local, desobstruindo a via do ônibus.
"Mais à frente, na Avenida Estevão Emílio de Souza, se fará o bloqueio da pista da direita, no sentido Praça da Chaminé à Unimed. Será uma concentração de ônibus das entidades para o desembarque das crianças com segurança. Ali funcionará o trânsito em meia pista. Chegando no trevo da Unimed, não será possível fazer o sentido direito porque a Avenida Gabriel Zanette estará bloqueada para embarque", detalha Silva.
Ainda, na Avenida Hercílio Amante, está previsto mais um ponto de concentração das entidades. Esse local não será fechado, mas a DTT pede atenção dos motoristas nas proximidades. "A finalidade de todo esse aparato de reserva de espaços é, principalmente, para trazer maior segurança para aqueles que vão participar do desfile", reforçou.