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Despachantes devem contar com ISO 9001 para renovar alvará

Escritórios devem encaminhar a busca da certificação, que está sendo cobrada em Santa Catarina

Por Redação Florianópolis, SC, 18/08/2020 - 19:31
Foto: Divulgação
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Através de uma resolução publicada em 2017, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) passou a exigir que todos os despachantes adotem o Sistema de Qualidade NBR ISO 9001. Em junho deste ano a medida passou a ser cobrada efetivamente em Santa Catarina, quando o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC) emitiu a Portaria N.º 0570, determinando que todos os estabelecimentos estejam certificados para poder renovar o alvará de funcionamento.

Os escritórios que ainda não iniciaram a certificação podem fazer a solicitação do processo de certificação. Em Santa Catarina um dos Organismos certificadores credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) é o ASQCert, que atua há mais de quatro anos na área. “Trabalhamos com 310 despachantes, 38% do contingente atual. Estamos com uma progressão positiva dia a dia e esperamos para o próximo ano, na recertificação, atingir uma outra parcela que não pegamos inicialmente e que contrataram organismos de outros estados”, ressalta o proprietário do ASQCert, Marcos Cadorin.

Ainda conforme Cadorin, desde 2017, quando a resolução foi publicada, os despachantes iniciaram o processo de implantação do sistema de gestão da qualidade e muitos já se encontram certificados. nossa proposta, iniciando os trabalhos de auditoria em 2018”, acrescenta.

Para que serve a ISO 9001 nos despachantes

A ISO 9001 tem se tornado uma exigência em diversas empresas e ramos de atuação. Este é o caso dos despachantes. O sistema de qualidade irá contribuir para que os estabelecimentos atendam uma gama extensa de serviços, além de criar uma maior confiança em seus clientes.

“A ISO 9001 no despachante é compulsória e é um requisito do cliente do despachante, neste caso, os Detrans. E tem como objetivo garantir a relação entre o departamento e o despachante no atendimento a legislação aplicável, entretanto vem ao encontro dos interesses também do próprio estabelecimento quando o assunto é segurança dos serviços prestados, afinal, ele é responsável, sob ponto de ponto de vista jurídico, por todos os serviços oferecidos junto ao Detran”, explica Cadorin.

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