No começo dos anos 70, se alguém especulasse com o prefeito Alfredo Biava que um dia o asfalto passaria pela Serra da Rocinha, ele logo dizia: "Só o dia em que a galinha criar dentes". Quis o destino que quase cinco décadas depois a pavimentação da BR-285 fosse desmentir o seu Alfredo. E justamente com o seu filho, Roberto Biava, ocupando a cadeira que foi do pai nos idos de 1971 e 72.
A lembrança se justifica. Ela pinça um comentário feito por Roberto sobre seu pai durante entrevista em meados de 2017, quando engatinhavam as obras que hoje avançam nos 22 quilômetros entre Timbé do Sul e a divisa com o Rio Grande do Sul. E é resgatada no dia em que Timbé do Sul se despede do filho ilustre. Alfredo, 88 anos, faleceu na madrugada desta quarta-feira, 16, aos 88 anos, e está sendo sepultado nesta tarde.
Alfredo Biava foi vereador ainda por Turvo, em 1967, e quando da emancipação de Timbé do Sul foi o primeiro vice-prefeito. Além de Roberto, ele teve outro filho, Nailor, também prefeito. Era viúvo de Lourdes Lazaris, e juntos tiveram, além de Nailor e Roberto, mais quatro filhos: Júnior, Maria Janete, Agenor e Rosane, que lhes deram 19 netos. O ex-prefeito encontrava-se hospitalizado no Hospital São Sebastião, em Turvo, onde faleceu, por conta de uma pneumonia.
Voltando à lembrança sobre a pavimentação da BR-285, o filho Roberto brincou, na citada entrevista de 2017, que sempre lembrava do assunto com o pai. “Estou cobrando do meu pai que ache a galinha com dentes”, disse, na ocasião.