O "Dia D" de combate à dengue, que seria realizado neste sábado (16), foi cancelado. Segundo a prefeitura de Criciúma, a Secretaria Municipal de Saúde deve anunciar uma nova data para a realização da iniciativa.
A ação faria um mutirão com equipes da Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Defesa Civil, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana e do Fundo Municipal de Saneamento Básico (Funsab) de Criciúma, em 14 ruas do bairro Santo Antônio, identificadas como prioritárias pelos agentes de combate às endemias.
O objetivo é recolher materiais que possam servir de criadouros para o mosquito transmissor da dengue, como pneus, lonas, latas, potes e garrafas.
Os agentes do Programa Municipal de Combate à Dengue realizam a verificação periódica de armadilhas instaladas em pontos de risco, como borracharias e ferros-velhos, a eliminação de focos, fiscalização e notificação de irregularidades sanitárias, além de ações de prevenção e conscientização.