Este sábado (20) é Dia D de vacinação e será realizada uma mobilização nacional. Em Criciúma, as campanhas de imunização contra a poliomielite e de multivacinação iniciaram na última segunda-feira (8) e vão até o dia 9 de setembro.
A meta é vacinar pouco mais de 13 mil crianças contra polio e receber 33 mil crianças e adolescentes para a multi.
Segundo a técnica de enfermagem do setor de Imunização de Criciúma, Kelly Barp, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão com as salas de vacinação abertas no sábado das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia, com exceção da UBS da Vila Francesa, que está reforma após os danos causados pelas fortes chuvas da semana passada.
Na campanha de multivacinação, todos os menores de 15 anos são chamados para atualizar a caderneta vacinal. “Nós verificamos o cartão de vacina dessa criança e adolescente e, se necessário for, colocamos a vacina em dia”, explicou Kelly.
O menor de idade deve estar acompanhado de um adulto e levar documentos, incluindo a carteirinha de vacinação.
Já na poliomelite, estão sendo vacinados os pequenos de um a quatro anos de idade. “São as duas gotinhas que salvam a vida da criança”, frisou a técnica de enfermagem.
Para aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, um total de 220 colaboradores estão envolvidos na ação.