Março é o mês dedicado a refletir sobre as conquistas e desafios das mulheres.Aproveitando as comemorações do dia Internacional da Mulher, a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, destacou a evolução e os obstáculos que as mulheres enfrentam, especialmente no cenário político. Em entrevista, a prefeita compartilhou suas experiências e reflexões sobre a participação feminina na política, uma área onde, ainda hoje, as mulheres são minoria.
Dalvania iniciou a conversa parabenizando todas as mulheres e reconhecendo a evolução da participação feminina na política. “Temos mulheres incríveis que trazem uma energia vibrante, com vontade de fazer a diferença”, afirmou. No entanto, ela também abordou a dificuldade que as mulheres enfrentam para conquistar espaços e ser reconhecidas, especialmente em uma sociedade onde o processo para elas é mais lento. “A mulher tem que provar constantemente que está capacitada para a gestão e para o legislativo”, explicou.
A prefeita também comentou sobre o crescimento das mulheres nos últimos anos. “As mulheres evoluíram muito, principalmente na última década, e acredito que evoluíram até mais que os homens”, disse, destacando que, apesar das dificuldades históricas, a presença feminina em posições de liderança tem sido cada vez mais reconhecida. Para ela, quando as mulheres ocupam esses espaços, o reconhecimento é imediato, e os resultados são um reflexo da competência e dedicação delas. Um exemplo disso foi sua própria eleição, onde Dalvania obteve 80% dos votos.
Dalvania também ressaltou a responsabilidade de representar as mulheres e afirmou que, como prefeita, sente um carinho extra por parte da sociedade quando se trata de mulheres no poder. "Esse reconhecimento é gratificante", concluiu.
A entrevista de Dalvania Cardoso foi uma reflexão sobre o papel crescente da mulher na política e a importância de continuar avançando para garantir que elas ocupem mais espaços de liderança, trazendo mudanças e transformações necessárias para a sociedade.
Ouça, na integra, Dalvania cardoso contando mais detalhadamente sobre mulheres na política: