Qual o papel da mulher no atual mercado de trabalho? Como mãe, como pessoa e até mesmo como parte fundamental do movimento feminista? Essas questões foram a base para a interação entre professores e alunos do Curso de Design de Moda Senai/Unesc, de Criciúma. Rodas de conversa e atividades interativas e de troca de experiência sobre o tema foram vivenciadas por mais de 120 alunos do curso na noite de ontem, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março.
E a paixão sobre as descobertas sobre o mundo vivenciado pelas mulheres foi algo que moveu a estudante Ritiane Salete Peres. A aluna da quinta fase do curso foi quem cuidou dos desenhos e de parte da escrita do Moodboard – cartaz que expressa sentimentos de quem o produz – elaborado durante as atividades da experiência. “Nós estamos falando sobre a mulher e a maternidade, expondo nossos pensamentos e sentimentos sobre o tema”, contou.
As mães do conhecimento
Entretanto, o olhar da experiência não partiu das alunas, mas sim das professoras de laboratório e confecções de protótipos, Maria Aparecida Matias e Elizânia Gomes Vitório. Mães, ambas relataram suas vivências para as alunas da quinta fase que, então, produziram o moodboard com características ligadas à maternidade, tanto positivas quanto negativas.
“É uma forma de conscientizar sobre o assunto, mostrar que nós mães sentimos e somos como qualquer ser humano”, colocou Elizânia. “Amiga”, “Independente”, “guerreira” e “livre” foram algumas das palavras que acompanharam o desenho de uma imagem de ultrassom no centro do cartaz, pensado para simbolizar a maternidade.
Via de mão dupla, a valorização da mãe pelos filhos e vice-versa foi o foco da atividade realizada pela turma da quinta fase. “Hoje elas inserem no cartaz o que sentem como filhas. No futuro, quem sabe, podem estar no lugar das mães, vendo tudo com outros olhos e expandido a maneira como enxergam o universo da mulher e da maternidade”, completou Maria.
Para conscientizar
Os temas Mulher e Mercado de Trabalho, Mulheres e o Feminismo e Mulheres e o Corpo também foram abordados pelos professores do curso. Com a ação, o Senai buscou discutir sobre o papel da mulher na sociedade atual. “Falamos de conquistas femininas, dificuldades e desafios do mundo moderno para nós mulheres”, explicou a coordenadora do curso de Design e Moda Senai/Unesc, Charlene Vicente Nunes.
Feminicídio, abuso, insegurança e até mesmo adaptação da mulher às novas vagas de trabalho foram outros tópicos que rechearam as conversas entre alunos e professores. “A intenção era debater, promover o conhecimento. Não basta apenas comemorar a data, mas sim contribuir para que tenhamos muito mais pelo que celebrar futuramente”, finalizou a coordenadora.