Estar com o esquema vacinal em dia é um ato que vai muito além de atualizar a caderneta de vacinação. Ele garante a completa imunização contra diversas doenças, desde a primeira infância até a melhor idade. Neste domingo, dia 9, é celebrado o Dia Nacional da Imunização, que tem como principal objetivo reforçar a importância das vacinas, tanto individualmente, como para a saúde coletiva.
Apesar da importância, a preocupação das pessoas com a imunização está diminuindo no decorrer dos anos. Em Santa Catarina, por exemplo, a cobertura vacinal contra a gripe, provocada pelo vírus Influenza, está baixa. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) era alcançar 90% do público-alvo durante a Campanha de Vacinação. Porém, apenas 44,28% das pessoas aptas para receber a dose foram imunizadas.
Manter o esquema vacinal das crianças atualizado também é uma questão que deve ser levada a sério. De acordo com o Governo do Estado, desde 1989, o Brasil não registra casos de poliomielite. Foi por meio da vacinação que foi possível manter a erradicação da doença.
Cinco anos depois, em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do vírus. Mas, no ano passado, o Brasil foi classificado como risco alto para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC), de acordo com o MS.
Por isso, no Dia Nacional da Imunização, é reforçada a importância das vacinas, tanto individualmente, como para a saúde coletiva. "As vacinas podem evitar doenças graves que prejudicam a qualidade de vida e comprometem a saúde em geral. Quando uma pessoa tem a vacinação incompleta, ela não coloca somente a sua vida em risco, mas de todos aqueles que estão ao seu entorno", afirma o presidente do Grupo Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes.
Cuidado especializado na imunização
Doenças que geralmente são contraídas durante a infância também podem ocorrer na vida adulta, como: meningite, hepatites A e B, catapora e sarampo. Esses e diversos outros vírus, como a gripe e a herpes (incluindo a Zoster), podem ser evitados com vacinação. Apesar de parecerem doenças simples, elas podem gerar complicações sérias e até levar a óbito.
As Salas de Vacinas Unimed e Búrigo contam com os melhores imunizantes do mercado para todas as fases da vida, além de uma equipe especializada para proporcionar uma experiência tranquila no momento da vacinação. Pensando na facilidade e comodidade da população, a rede laboratorial possui salas de vacinação distribuídas em toda a região Carbonífera.
"Nossos laboratórios contam com equipes altamente capacitadas para realizar a imunização de toda a população. Priorizamos imunizantes que oferecem maior proteção contra as doenças e minimização dos efeitos colaterais. Isso vai ao encontro do nosso compromisso de cuidar das pessoas, desde as crianças até os idosos", destaca o presidente.
É possível fazer agendamento do atendimento para evitar tempo de espera, mas ele não é obrigatório. Quem preferir, também pode solicitar o atendimento à domicílio. É importante portar um documento oficial com foto e a caderneta de vacinação. Mais informações pelo telefone (48) 3437-3131 (também é WhatsApp).
Confira abaixo onde ficam nossas Salas de Vacinas:
Sala de Vacinas Unimed
Criciúma
Avenida Estevão Emílio de Souza, 101 - bairro Ceará, anexo ao Hospital Unimed Criciúma.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas. Sábado, domingo e feriado das 7h às 19 horas.
Salas de Vacinas Búrigo
Criciúma
Unidade Dona Lina
Rua Vital Brasil, 200, bairro Cruzeiro do Sul, próximo ao Hospital São João Batista, Criciúma.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 18 horas e aos sábados das 7h às 12 horas.
Unidade Giassi Santa Bárbara
Rua Henrique Lage, 1251 sala 104, bairro Santa Bárbara, Criciúma.
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira das 7h às 19 horas.
Sábado: 7h às 17h.
Feriados: 7h às 19h (feriados em que o Giassi está aberto).
Içara
Rua XV de Novembro, 398 - Edifício das Alamedas - bairro Centro, Içara.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 6h30 às 16 horas e aos sábados das 7h às 12 horas.
Araranguá
Avenida Getúlio Vargas, 1259, bairro Urussanguinha, anexo ao Supermercado Angeloni.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h15 às 17 horas. Aos sábados das 7h às 12 horas.
Colaboração: Caroline Sartori/Unimed