A adesão pelas máscaras como proteção ao novo coronavírus (Covid-19) caiu pelas pessoas que frequentam a praça Nereu Ramos. Pelo menos essa é a percepção da reportagem do 4oito que foi ao local mais uma vez na tarde desta segunda-feira, 18, para perceber se os criciumenses seguem utilizando o item.
De 100 pessoas, 75 estavam de máscaras e 25 sem o item ou utilizando de forma inadequada, ou seja, com nariz ou boca desprotegidos. Ainda sem transporte coletivo, o movimento no início da tarde desta segunda-feira era fraco na principal praça de Criciúma.
Local - Praça Nereu Ramos, Criciúma
Amostra - 100 pessoas
Com máscara - 75%
Sem máscara - 25%
Na última quarta-feira, 13, a reportagem do 4oito percebeu que 90 pessoas estavam de máscara. O número mais baixo registrado foi em 14 de abril, quando 60% dos 100 frequentadores da praça verificados estavam com o item. No dia 27 de abril, este número havia aumentado para 80%, chegando a 90% em levantamentos posteriores, caindo para 75% nesta segunda-feira, 18.
Lembrando que em Criciúma, diferente de outras cidades da região, o uso da máscara como proteção ao coronavírus não é obrigatório.