Os próximos doze meses serão marcados pelas celebrações de 25 anos da Diocese de Criciúma, um momento histórico que será vivido em um Ano Jubilar Missionário. A abertura será realizada em Solene Celebração Eucarística, no dia 15 de agosto, às 19h30, no Santuário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá.
Durante a celebração, todas as 43 paróquias e as mais de 540 comunidades receberão uma vela comemorativa, cuja luz, símbolo do Espírito Santo, serão acesas também no dia 21 de agosto, representando a comunhão de toda a diocese. A programação inclui ainda um período formativo, que reforçará aos fiéis a identidade missionária das comunidades, sendo uma Igreja "em saída" como pede o Papa Francisco. Já no próximo ano, todas as paróquias irão vivenciar um tempo de visitação.
Cantado por Fernanda de Lima e Rubens Daniel, a diocese também lançou um hino para celebrar seus 25 anos de caminhada, material esse que pode ser conferido através de um vídeo no site ou canal do Youtube.
História
Na manhã de 27 de maio de 1998, o povo da Comarca de Criciúma foi surpreendido com a notícia da criação da nova diocese. Dom Paulo Antônio De Conto acabava de ser nomeado primeiro bispo e, aos poucos, por telefone e outros meios de comunicação, a notícia chegava às paróquias e comunidades. Na mesma manhã, dom Hilário Moser, então bispo da diocese de Tubarão, reuniu-se com um grupo de padres e designou padre Wilson Buss como coordenador da Comissão de Instalação. Dentre as diversas atividades desenvolvidas após o anúncio, estão a visitação da imagem do padroeiro São José a todas as paróquias e a elaboração da "Oração pela diocese de Criciúma e pelo Bispo", que motivou o espírito dos fiéis no período que antecedeu a instalação, ocorrida em 15 de agosto do mesmo ano, na Festa da Assunção de Nossa Senhora.
Diocese em números
Atualmente, a Diocese de Criciúma possui 43 paróquias e três santuários diocesanos. Congrega mais de 540 comunidades num território de mais 5 mil km², com 26 municípios. Conta com mais de 30 serviços de pastoral e é formada por mais de 80 padres diocesanos e religiosos. Seu território compreende ainda 17 congregações religiosas femininas e masculinas, com carismas nas áreas da educação, saúde, serviços sociais e religiosos.