Uma comitiva com 14 instituições catarinenses de educação está em Tóquio, no Japão, para uma missão internacional de Ciência, Pesquisa, Tecnologia e Inovação. De lá, os representantes partem para Singapura, impulsionados pelo mesmo objetivo: agregar oportunidades ao Estado de Santa Catarina.
"A nossa missão, aqui, é compreendida por 17 dias. Nós estaremos nove no Japão, visitando as universidades dessas cidades e, também, em Singapura. O nosso objetivo, primeiro, é unir as nossas instituições catarinenses, estamos com a Acafe [Associação Catarinense das Fundações Educacionais], mas também com a UFSC, IFSC, IFC, Satc, Udesc e Senai, entre outras", detalha a reitora da Unesc, Luciane Ceretta.
A viagem, além de oportunizar a troca de experiências entre as instituições, também busca "viabilizar novos acordos internacionais com as entidades", detalha Ceretta. "Hoje, nós visitamos, durante todo o dia, a Universidade de Tóquio, um centro tecnológico importantíssimo, de referência no mundo, onde se fazem todas as grandes inovações", acrescenta.
Amanhã, terça-feira, a comitiva de Santa Catarina se reúne com a embaixada brasileira no Japão, com o objetivo, segundo a reitora da Unesc, de ampliar as possibilidades a fim de firmar acordos internacionais, "que podem render, nos próximos tempos, excelentes parcerias com grandes contribuições para todas as áreas, sobretudo, Inovação, Tecnologia e Educação", frisa Ceretta.
Através da reitora, a Unesc traz dois acordos, já firmados, na mala. "Um deles, com um sistema de engenharia, que vai trabalhar a questão de aviação e de estudos nesta área; o outro, é de biotecnologia, com produtos farmacêuticos em testes para novos itens", explica Luciane.
"O nosso programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde é um dos melhores do país, reconhecido internacionalmente. Aqui, eles já sabem quem nós somos, por conta da produção científica que o nosso time faz. Eles têm muito interesse em associar aqui, o que nós fazemos em Santa Catarina", finaliza a reitora.
A comitiva composta pelas instituições Católica SC, Furb, IFC, Ifsc, UniSatc, UniSenai, Udesc, UFFS, UFSC, UNC, Unesc, Unibave, Unidavi, Unifebe, Uniplac, Univali, Univille, Unochapecó e Unoesc, fica até sábado (19) no Japão e, de lá, segue para Singapura.