A Rádio Som Maior e a Unesc, com o 4oito, o jornal Tribuna de Notícias e a prefeitura do Balneário Rincão estão à frente, neste sábado, do evento que pretende marcar época na definição das pautas de futuro. O Fórum Rincão do Amanhã, seguindo o modelo dos eventos anteriores em Criciúma e Turvo, vai reunir especialistas, convidados, técnicos, lideranças e a comunidade em geral para discutir opções, alternativas e caminhos.
“Nós estamos com as metodologias preparadas, porque isso tudo se aprimora a cada fórum. Queremos mostrar o conhecimento com base na realidade”, afirma a reitora Luciane Ceretta, colocando mais uma vez todo o manancial técnico da Universidade ao dispor do desenvolvimento regional. O evento começa às 8h no Mampituba Praia Clube. “O Rincão não é só do Rincão. Pessoas de toda a região vão para o Rincão no fim de semana. Muitas pessoas estão ficando no Rincão pelo planejamento que está havendo”, acredita o prefeito Jairo Custódio, acentuando a importância regional do Fórum.
O engenheiro João Luiz Demantova, diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário região de Balneário Camboriú, será um dos palestrantes. Ele vai falar sobre os avanços das cidades litorâneas. “Não adianta fazer um projeto muito bem feito para colher os resultados daqui 25 anos. É importante já ir colhendo aos poucos, para que a população entenda e colabore”, afirma, antecipando um dos enfoques que deverá oferecer.
A deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha, também vai palestrar, apresentando o trabalho que fez enquanto prefeita de Bombinhas, no litoral norte catarinense. “Quando assumimos tínhamos R$ 50 milhões de orçamento e quando deixamos eram R$ 135 milhões. Precisamos aprender a dizer não. É um trabalho muito importante, precisamos verificar projetos, não existe salvador da pátria, eu teria feito um trabalho medíocre se trabalhasse só", destaca.
A Unesc também apresentará projetos durante o Fórum do Amanhã, assinados pelos professores Eder Frank e Tales Antunes. “As lagoas não são valorizadas e nós sabemos como elas são bonitas. Aquela região que vai para o Torneiro não é valorizado e nem a Zona Sul”, lembra Eder. “O Balneário Rincão tem as especificidades dele, assim como todos os outros. Conforme o censo de 2010, a população é de quase 11 mil habitantes fixos, então a gente parte para os flutuantes, que pode chegar aos 80 mil. Então é uma dificuldade grande para levantar o plano de saneamento”, frisa Tales.
O Fórum Rincão do Amanhã terá transmissão da Rádio Som Maior e cobertura online do 4oito a partir das 8h.
Confira também:
O desafio de variar as vocações nos balneários
Um bom gestor também desce à planície
Potenciais naturais e união de forças, exemplos para o Rincão
Um dia para o Fórum Rincão do Amanhã
As sementes do Fórum do Amanhã já dão lucros
Valorizar o turismo e melhorar a infraestrutura são pontos-chave para o Rincão
Uma cidade não consegue crescer sozinha
Deputada Paulinha estará no Fórum Rincão do Amanhã