O alerta de um usuário da BR-285 feito há uma semana, via 4oito, vai se confirmando. A rodovia, em obras de implantação entre Timbé do Sul e a divisa com o Rio Grande do Sul, sofre com mais um deslizamento de encosta. E não foi pequeno.
As imagens mostram que muita pedra rolou em direção à pista, em um trecho em obras, forçando o bloqueio do tráfego. A previsão inicial era de fechamento somente durante a segunda-feira, 7, mas os trabalhos deverão se estender até quarta, 9, para quando está prevista a reabertura do trânsito no local. O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT-SC) emitiu uma nota nesta tarde:
A Serra da Rocinha permanecerá interditada ao trânsito de veículos pelo menos até o final da manhã desta quarta-feira, 9, em função das chuvas na região. Equipes do Consórcio Construtor estão trabalhando na limpeza e desobstrução da pista em que houve queda de barreiras nas imediações do km 54+690. A previsão de liberação do comboio, portanto, foi adiada para amanhã à tarde.
"Estão cortando os morros para a estrada passar e deixando os morros retos. Tem havido muito deslizamento ali", advertiu o gerente de estacionamento Alisson Lima, de Criciúma, que passou pela estrada na semana passada. "Tem morros de 100 metros que, com a chuva, estão deslizando", afirmou.
Confira também - Serra da Rocinha: "É para 2022", diz usuário da BR-285
O Ministério da Infraestrutura mantém a previsão de inauguração do trecho catarinense da BR-285 em dezembro.
Confira abaixo o vídeo publicado pelo 4oito há uma semana sobre as condições da rodovia.