Com o objetivo de fomentar ainda mais o turismo na região Sul de Santa Catarina, acontece no próximo dia 27, às 10h, a eleição e posse da nova diretoria da Rota Encantos do Sul. O evento vai acontecer no Santuário Ecológico Aguai, situado na Rua Agostino Tomas, 620, bairro São Pedro da cidade de Siderópolis/SC. O conselho fiscal também será escolhido.
O Encantos do Sul/SC Conselho Regional de Turismo é uma instância de governança turística do Sul de Santa Catarina, sendo resultado do Programa de Regionalização do Turismo (MTUR-Ministério do Turismo) e das políticas estaduais.
Estas instâncias foram criadas para fomentar o turismo nas regiões. Mas devido a pandemia e problemas jurídicos, a entidade Encantos do Sul está sem funcionar e sem corpo gestor há alguns anos, segundo o advogado da entidade, Carlos Alberto, que cuida da regularização da entidade. “Mesmo com os problemas, hoje a entidade está apta a realizar as eleições e entregar a Encantos do Sul a novos dirigentes que poderão dinamizar essa atividade que é natural vocação da região Sul”, frisa.
Inclusive, na terça-feira (24), foi realizada uma reunião na Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), da qual participaram o administrador provisório da Encantos do Sul, Rubens Renoso, Marta Fogaça e o advogado Carlos Alberto. O encontro, ocorreu no sentido de justificar junto ao órgão, os esforços que foram desenvolvidos no sentido de resgatar a Encantos do Sul.
Há algum tempo está havendo conversações sobre o desmembramento de instâncias regionais, fenômeno que vem ocorrendo em todo o estado. Na região Sul, isso também foi cogitado. Mas na reunião do dia 24, segundo o advogado da Encantos do Sul, Carlos Alberto, foi demonstrado que seria fundamental para uma dinâmica maior do turismo na região Sul que se mantivesse uma entidade só com mais força do que se fracionasse as entidades. “Rubens Renoso foi muito positivo na análise que fez junto à Santur dizendo que evidentemente existe plena liberdade de se buscar alternativas, que se respeitaria o desejo de qualquer das entidades que resolvesse procurar caminhos próprios”, expôs Carlos Alberto.
O advogado da Encantos do Sul informou ainda que, à Santur vai analisar todas as partes e procurará orientar as entidades no sentido que fosse melhor tendo em vista o que se quer na realidade é o fortalecimento do turismo na região Sul.
Finalidades e objetivos
Várias são as finalidades da entidade, entre elas, está o de manter intercâmbio constante com entidades de turismo municipais, estaduais e federais, internacionais públicas e privadas, colaborar com a implantação de uma política de incentivo ao turismo, no âmbito regional, especialmente nos segmentos turísticos e favorecer a ampliação do sistema de controle e qualidade dos produtos e serviços turísticos oferecidos na região.
Tem como missão “contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável no Sul catarinense por meio de proposição e análise de políticas, planos e projetos e da articulação dos atores governamentais, empresariais e sociedade civil”.
Encantos do Sul
A Rota Encantos do Sul reserva aos turistas e moradores grandes surpresas durante todos os dias do ano. Esta região possui diversas cidades históricas com as mais belas praias e lagoas do Sul do Brasil, a região turística catarinense conhecida como Encantos do Sul, é um excelente destino para adeptos do turismo de aventura, para quem gosta de surfar e é adepto a esportes náuticos.
Durante o inverno, na sua faixa litorânea, pode-se encontrar o principal berçário das baleias-franca, outra atração turística da região. No interior, o destaque vai para as estâncias termais e os municípios onde a cultura italiana e alemã são predominantes. Tem também o carnaval na cidade histórica de Laguna, um dos mais famosos do Sul, entre outros pontos turísticos.