Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Eleição deve definir nova diretoria da Instância de Governança Encantos do Sul

Votação está prevista para acontecer no dia 27 de janeiro, no Santuário Ecológico Aguaí, em Siderópolis

Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 18/01/2023 - 13:02
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Instância de Governança Encantos do Sul - que engloba os municípios das regiões Carbonífera (Amrec) e de Laguna (Amurel), além de Palhoça e Garopaba -, vai definir uma nova Diretoria Executiva e um Conselho Fiscal em 27 de janeiro. A votação está prevista para acontecer no Santuário Ecológico Aguaí, no bairro São Pedro, em Siderópolis. 

LEIA MAIS:

Atualmente, a Encantos do Sul possui um administrador provisório, que é Ruben Cesar Reinoso. Ele explica quem poderá votar para eleger os novos representantes da Instância de Governança. "Até o dia 20 serão apresentadas as chapas. Estão autorizados a votar todos os associados que foram recadastrados durante 2021 e 2022", comenta.

Reinoso afirma que houve demora na eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal em virtude da pandemia. "Não há nenhum problema judicial", enfatiza. "Não foi possível efetuar no momento adequado. A Instância de Governança está organizada na forma de associação civil e, para regularizar, temos que pedir autorização", ressalta. 

Recentemente, representantes da cidades que compõem a Amrec demonstraram interesse em se desmembrarem da Encantos do Sul. Um ofício, inclusive, foi encaminhado à Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur). A sugestão é que a Instância de Governança passe a se chamar "Quatro Estações". 

Um dos motivos seria "a não resolução da pendência jurídica na Instância que se arrasta desde 2019, o que deixou a Encantos do Sul sem uma diretoria efetiva". 

"Se as autoridades administrativas querem formar só uma região turística, tudo bem. A diferença, com a Instância de Governança, é que há uma estrutura diferente e é fundamentalmente formada com os que fazem turismo, os empresários, entidades, universidades e, também, os governos municipais", detalha o atual administrador. "Não sabemos muito bem qual o motivo da separação, mas o Ministério de Turismo decidirá", finaliza. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito