A tarde é de tempo instável no Sul de Santa Catarina nesta quinta-feira (10). "Não só em Criciúma com um dia abafado, mas toda a região", confirmou o meteorologista Leandro Puchalski. Pouco depois das 15h, as câmeras do Veja o Mar acusavam, em Balneário Rincão, nuvens bastante carregadas, sinalizando para a possibilidade de algum temporal.
"A umidade do ar está muito alta, então a sensação de abafamento é grande, e permanece assim nas próximas horas", destacou. Até o momento, não choveu no litoral. Apenas uma garoa fina.
O abafamento também é notado em Criciúma. Houve momentos de nuvens mais carregadas e a temperatura estava em 32 graus logo depois das 15h. O cenário continua propício para temporais isolados em todo o Sul catarinense. "Combina o calor com a umidade, e isso alimenta essas nuvens. E a previsão de pancadas de chuva permanece. Apesar de ser mal distribuída essa chuva, tem chances de temporais justamente pela combinação de calor com umidade", acrescentou. "Onde a chuva ocorre, nada impede que venha uma pancada mais forte, uma trovoada ou descarga elétrica", relatou Puchalski.
As nuvens também apareceram carregadas em Araranguá no meio da tarde, mas até o momento não houve temporais no extremo Sul.
A tendência é a mesma para esta sexta (11). "Muitas nuvens nesta sexta, nebulosidade predominando, a temperatura sobe, ainda tem calor, e a previsão é de pancadas de chuvas ao longo da sexta", acrescentou o meteorologista. "Tem chance de novos temporais ao longo da sexta. Não pega todos os municípios mas atenção ao final da sexta-feira", reforçou. "Fim de semana com temperaturas de outono, termina o calor, muitas nuvens, pouco sol e chuva em alguns momentos", completou.
Ouça a previsão do tempo de Leandro Puchalski para a Rádio Som Maior no podcast: