A redução das filas de cirurgias, o acesso da reconstrução mamária em mulheres mastectomizadas e o piso nacional de enfermagem estiveram na pauta em reuniões dos últimos dias com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, em Brasília.
“Também tratamos da necessidade dos exames de cirurgias especializadas. Outro tema importante foi os transplantes, Santa Catarina historicamente tem um bom desempenho na captação e transplante de órgãos. Outra situação que precisa ser enfrentada é a reconstrução das mamas para pacientes com câncer, estamos trabalhando nisso”, diz a secretária.
Ela também explica que a pauta do piso nacional de enfermagem não foi esquecida. “Precisamos garantir o que está na emenda 127 que é assegurar os recursos necessários para implantação do piso em cada um dos municípios e dos serviços de saúde do nosso país e de Santa Catarina”, explicou Carmem.
Na última sexta-feira (27) terminou o prazo do grupo de trabalho que foi instituído pelo Ministério da Saúde com a finalidade de avaliar e propor critério para implementação do piso salarial nacional de enfermagem. O Fórum Nacional de Enfermagem, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretárias Municipais participaram do evento.