O governador Carlos Moisés anunciou há pouco mais de dois meses, em setembro, a liberação de R$ 22,5 milhões para a revitalização dos 8,5 quilômetros da Rodovia Jorge Lacerda, no acesso Sul a Criciúma. A expectativa, desde então, passou a ser pelo início das obras, que parece estar mais próximo agora. Em audiência com o coordenador regional de Infraestrutura, Gustavo Taufembach, nesta sexta-feira, 29, os vereadores Edson Paiol do Nascimento (PP) e Salésio Lima (PSD) trataram do tema.
"O coordenador nos disso que o processo está adiantado, que já houve a licitação. Ele não nos deu datas nem números, mas o processo está mais rápido que o imaginado. Em breve as máquinas estarão lá na pista", informou o vereador Paiol. "A comunidade nos cobra", emendou. Procurado pela reportagem, o coordenador informou que o Governo do Estado comunicará sobre o andamento do processo em nota oficial a ser emitida em breve.
Cerca de dois meses antes do anúncio da liberação dos recursos pelo governador, o coordenador de Infraestrutura da região detalhou como é o projeto previsto para recuperar a rodovia. "O pavimento atual vai servir como base, vamos fazer uma base de 15cm abaixo do asfalto, mais 10cm de asfalto e 3cm nos acostamentos", disse Taufembach. "Não será apenas um recapeamento, e a extensão do trecho é de 8,3km", completou. Relembre clicando aqui.
Porto Seco
O projeto de pavimentação de vias do Porto Seco de Criciúma, para o qual foi pedido apoio do Governo do Estado, deverá avançar na próxima semana. Esse assunto também foi citado na reunião desta sexta entre Taufembach e os vereadores. "Ele (Taufembach) está indo segunda-feira a Florianópolis para tentar uma audiência com o secretário Carlos Hassler", relatou o vereador Paiol. "Naquela vinda do secretário a Criciúma foi tratado do Porto Seco, ele pediu um levantamento de custos que está encaminhado agora e ficará pronto, nos será entregue por um especialista na terça-feira. Então queremos na quarta ou quinta-feira levar esse projeto ao secretário para buscar o apoio do Estado", completou. Uma via do projeto será levada, também, ao deputado Julio Garcia (PSD), presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), que levantou a possibilidade de buscar emendas parlamentares para apoiar a causa do Porto Seco criciumense. "Queremos correr com tudo isso até o fim do ano", concluiu Paiol.