Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em Cocal do Sul, trabalho voluntário no combate ao câncer

Grupo Amigas do Peito se reúne desde 2015 para trocar experiências quanto ao tratamento da doença

Por Marciano Bortolin Cocal do Sul, SC, 04/02/2021 - 15:44
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o câncer e possibilitar que as pessoas tenham tratamento, nesta quinta-feira (4) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. E em Cocal do Sul, existe um grupo voltado a prestar assistência a pessoas portadoras de quaisquer tipos de câncer, Amigas do Peito. A associação de direito privado, de caráter organizacional beneficente e filantrópico nasceu em 2015 e desde então reúne pacientes de câncer para trocarem experiências quanto ao tratamento.

Atualmente, a sede do grupo funciona junto ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) de Cocal do Sul, coordenado pela presidente Teresa Locatelli e pela vice-presidente Fátima Cologni. “As Amigas do Preito vêm desenvolvendo ações de apoio às acometidas pela doença, sendo a maioria do grupo formada por mulheres que desenvolveram o câncer de mama, tendo ainda casos de câncer de cabeça, intestino, útero, pele, fígado e faringe”, explica Teresa.

Além da troca de experiências e assistência às pessoas portadoras de câncer, o grupo também realiza diversas ações, tendo como principal o Outubro Rosa. As Amigas ainda organizam subsídios que possam auxiliar no tratamento, como grupo de reabilitação oncológica, cirurgias, exames, consultas, medicamentos, assistência psicológica, nutricional e judicial.

Conforme a presidente do grupo, todos os serviços são realizados de forma gratuita, sem qualquer tipo de cobrança de mensalidade. “As Amigas do Peito de Cocal do Sul querem promover o bem-estar de todos, destacando que muitas das integrantes passaram pelo árduo tratamento e hoje têm uma vida normal, com vitalidade e prazer e que vêm servindo de espelho para aquelas que estão passando pelas dificuldades do tratamento”, ressalta a presidente do grupo.

No momento, o grupo conta com 21 voluntárias que se reúnem semanalmente e no mês de fevereiro voltaram aos trabalhos da entidade para o ano de 2021. Nesta quinta-feira (4), o vice-prefeito Erik Pereira Zeferino recebeu a presidente e a vice-presidente em seu gabinete e sinalizou que a administração municipal continuará disponibilizando o espaço em que a entidade funciona atualmente, que é cedido pela Prefeitura. “Vamos verificar a possibilidade de oferecer um novo espaço às Amigas do Peito, pois entendemos a importância do trabalho que o grupo presta à comunidade e, claro, vamos manter a parceria com a Prefeitura”, salienta o vice-prefeito.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito