Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em Criciúma, alunos do Colegião fazem réplica de mina de carvão  

Projeto teve como objetivo relembrar a história da Região Carbonífera 

Por Roberta Martins Criciúma, SC, 25/11/2022 - 15:15 Atualizado em 25/11/2022 - 17:51
Foto: Claudineia Nazário da Silva/ Divulgação
Foto: Claudineia Nazário da Silva/ Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Alunos do Colégio Estadual Sebastião Toledo dos Santos, também conhecido como Colegião, durante a exposição do projeto “As configurações apresentadas da extração de carvão mineral na Região Carbonífera”, criaram uma réplica de mina de carvão.  

O projeto surgiu após perceberem a necessidade de trabalhar a história local. “Tem diversas questões que englobam todas as disciplinas escolares. A ideia do nome veio porque a história do carvão tem várias configurações desde a sua descoberta em Criciúma no ano de1893 até os dias atuais”, comenta a professora de História, Claudineia Nazário da Silva.  

Desenvolvido pelas turmas do Ensino Médio Inovador, o trabalho durou cerca de quatro meses de pesquisa com visitas a campo na Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Casa do Agente Ferroviário, Centro Tecnológico da Satc e a Mina de Visitação.  

O estudante Gabriel Oliveira de Carvalho, de 17 anos, explicou que por conta da exposição a sua visão sobre a história do carvão mudou. “Eu não tinha muito conhecimento sobre essa trajetória e como ele teve para o desenvolvimento do município”, explica. 

Além disso, uma miniatura da Ferrovia Tereza Cristina foi emprestada pelo Museu de Tubarão para complentar todo o projeto. “Tivemos essa honra de apresentar para a comunidade criciumense um projeto tão bonito e poderoso que relembra toda a história da Região Carbonífera. Foi um resgate cultural para todos nossos jovens e contou muito sobre o crescimento da cidade, das migrações e todo o desenvolvimento socioeconômico”, ressalta o diretor do colégio, Alonsio Almes Cechinel.  

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito