Em visita na tarde dessa sexta-feira, 14, ao sul do estado, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), assinou convênio para a pavimentação dos 6,7 quilômetros da Rodovia do Trilhos, em Içara. Com isso será o terceiro acesso do município à Br 101, passando pela comunidade de Esperança e pelo núcleo industrial. O convênio preve o repasse, por parte do governo catarinense, na ordem de R$ 8 milhões. O investimento também vai contar com uma contrapartida de R$ 1,7 milhão do município.
"Nos temos escolhidas as obras em Santa Catarina de acordo com a demanda local. Percebemos que Içara é um corredor importante para vários municípios da região. Por isso, temos que dar alternativa de acessos a esses grande centros. Esse investimento vai atrair novas empresas devivo a infraestrutura. E investindo em infraestrutura geramos emprego e renda para a região", afirmou Carlos Moises.
Na passagem pelo sul catarinense o governador também falou do Centro de Inovação de Criciúma. "Recentemente foram devolvidos os documentos com pedidos de alteração. O dinheiro já está garantido e assim que recebermos a modificações necessárias nos documentos, vamos descentralizar o recurso e a obra será feita junto com a Unesc", adiantou Moisés.
Centro de Inovação
O prédio onde o Centro de Inovação será constituído foi erguido em 2011 para sediar o Complexo de Educação Nereu Guidi, a estrutura acabou sendo comprada pela Unesc em um leilão realizado em 2014. Com cerca de cinco mil metros quadrados e um prédio de 3,7 mil metros quadrados, o empreendimento terá incubadora e aceleradora de empresas, laboratórios de ponta e centros de pesquisa e treinamento. A gestão do Centro de Inovação será feita de forma integrada entre a Unesc, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e a prefeitura, com coordenação do comitê da Região Carbonífera.
Mercado Livre em Içara
No encontro com o governador, o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon (MDB) pediu auxilio do governo para atrair a instalação do Centro de Distribuição do Mercado Livre. "Nós temos interesse que grandes empresas se instalem no estado e com o Mercado Livre não é diferente", encerrou Carlos Moisés.
Ouça a entrevista coletiva no podcast abaixo: