Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em Morro da Fumaça, proprietários de terrenos não conservados podem ser multados

Uma preocupação da Fumaf é a proliferação de animais peçonhentos e doenças

Por Redação Criciúma, 11/11/2024 - 17:24 Atualizado em 12/11/2024 - 06:55
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Governo Municipal de Morro da Fumaça, por meio dos órgãos fiscalizadores, com base na Lei Municipal 2.395/2024, alerta que a conservação dos terrenos situados na zona urbana da cidade é de responsabilidade de seus respectivos donos e que a falta de conservação é passível de multa. 

Além de causarem incômodos à população, os terrenos mal cuidados são agentes causadores de uma série de outros transtornos, entre eles focos de proliferação de animais peçonhentos e doenças. “Somente neste ano, foram 90 denúncias recebidas pela Fundação e mais de 200 notificações expedidas. Desse total, 12 proprietários foram autuados por não cumprirem com suas obrigações, sendo que este número aumenta no final do ano devido ao calor e às chuvas. Precisamos que a população faça a sua parte e cuide do que é seu: a garantia de uma cidade limpa e saudável é uma responsabilidade coletiva”, alerta a engenheira ambiental e diretora da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fumaf), Silvia Sartor Roseng.

Ainda, de acordo com Silvia, com o calor do verão o problema se agrava, pois o crescimento da vegetação fica acelerado. “Precisamos lembrar que neste mesmo período temos o agravamento do cenário da Dengue. A falta de limpeza e conservação dos terrenos favorece a formação de ponto de água parada, que contribuem para a proliferação do Aedes aegypti, agente transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya”, destaca Silvia. 

Caso um terreno não seja mantido de acordo com as exigências, o proprietário será notificado e terá prazo de 10 dias para resolver o problema. Se o serviço de limpeza não for realizado neste período, será aplicada uma multa de R$ 2,165 por metro quadrado (valor para o ano de 2024) para que a Prefeitura realize a limpeza, com pagamento exigido em até 30 dias. A fiscalização e autuação acontece por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria de Infraestrutura e da Vigilância Sanitária. 

Para denúncias de terrenos não conservados, cada bairro possui um órgão para seu recebimento e tratativa, devido a quantidade de lotes vazios no município:

- Vigilância Sanitária: Barracão, Bortolatto, Graziela, Maccari e Monte Verde

- Infraestrutura: Ibirapuera, Estação Cocal, Menino Jesus, Mina Fluorita e Vila Rica

- Fumaf: Centro, Jussara, De Costa, Naspolini, Esperança e Paladini

A Fumaf pode ser contatada pelo telefone (48) 3434-4497, a Secretaria de Infraestrutura pelo (48) 3434-1700 e a Vigilância Sanitária pelo (48) 3434-2442, porém, lembra-se que a responsabilidade é do proprietário do terreno.

--

Colaboração: Daiana Carvalho

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito