Pessoas com deficiência física, mental, visual, autistas ou com patologias crônicas podem utilizar um benefício de isenção fiscal para a compra de carros. A empresa Smarter, de Criciúma, presta auxílio para os possíveis beneficiários, em redução que pode chegar a até 30% do valor do veículo.
A sócia-proprietária da empresa, Daiana Floriano, esteve no Programa Ponto Final, da Rádio Som Maior, nesta terça-feira, junto com a consultora de vendas, Juliete Dutra. Ela explicou o procedimento que as pessoas interessadas devem adotar.
"Pode procurar nosso escritório, que fica na Próspera. Quem tiver interesse e quer saber se tem direito ou não, procura a gente ali. Estamos preparados para atender toda essa demanda. Tem pessoas que precisam fazer alteração na CNH, outras não. Nós passamos a orientação de acordo com cada caso", explicou.
Ela também detalhou sobre o procedimento para pessoas com deficiência visual, que não podem dirigir e devem indicar pessoas autorizadas a guiar o veículo que receberá o desconto.
"A pessoa pode indicar até duas pessoas que vão dirigir pra ela. Ela tem que ter deficiência visual completa, mas no mês passado a legislação liberou a deficiência monocular, então conseguimos incluir na isenção do IPI".
O desconto varia de acordo com os carros e podem chegar a até 30%. Varia para o beneficiário a isenção do IPI, que varia entre 7,5% a 21%, o ICMS tem redução fixa em 12%.