No final de 2024, o advogado Juliano Mandelli foi eleito o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Santa Catarina, para o triênio 2025/2027. Ele é graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2003) e especialista em Direito Civil e Processo Civil.
Ao Programa Adelor Lessa dessa quinta-feira (23), Mandelli detalhou quais serão as prioridades da sua gestão na Ordem. "Esse é o nosso norte. Modernizar a instituição, investir muito em tecnologia, buscar inovação para que aproxime a nossa instituição dos advogados. Nós temos 53 subsessões da OAB em Santa Catarina, mas nós temos advogados em 295 municípios. Então, a advocacia precisa ter a sensação não apenas de representatividade, mas de pertencimento, mesmo", afirma.
O presidente eleito ainda foi claro em declarar o posicionamento em relação às normativas do Conselho Nacional de Justiça, especialmente no que diz respeito à Assistência Judiciária Gratuita. "Com muita firmeza. Eu sou adepto à interlocução. Aqui em Santa Catarina, a gente trabalha com muita interlocução, com muita parceria junto aos Poderes, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional do Trabalho, Justiça Federal, Ministério Público, a interlocução é importante. Mas a gente tem que ter independência e firmeza para defender bandeiras que são nossas. O modelo atual da advocacia dativa aqui em Santa Catarina é um modelo de referência nacional, vem dando certo, o sistema funciona, é transparente, e a gente defende que esse modelo existente aqui em Santa Catarina não seja revisto pelo CNJ", explica.
Ouça na íntegra a entrevista do Presidente eleito da OAB SC, Juliano Mandelli, ao Programa Adelor Lessa na Rádio Som Maior: