A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) deflagrou a Operação Hot Wheels, focada na investigação de crimes de estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. A operação envolveu 30 policiais civis e cumpriu mandados de busca e apreensão em várias cidades do Sul de Santa Catarina. Em Criciúma, um empresário foi identificado como figura central do esquema, que envolvia a compra de veículos com cheques sem fundo.
A ação resultou na apreensão R$ 55 mil em espécie, três relógios de luxo e vários documentos na residência do empresário. A operação também cumpriu 15 mandados de apreensão de veículos em diversas cidades da região, como Tubarão, Jaguaruna, Araranguá, Sombrio e Maracajá. As autoridades investigam como os carros eram repassados a garagistas locais, que faziam os pagamentos por PIX para empresas em nome de laranjas, dificultando a rastreabilidade do dinheiro.
As investigações começaram após várias denúncias de vítimas que venderam veículos ao empresário com cheques sem fundo desde 2023. Com a análise do material apreendido, a polícia espera esclarecer todas as circunstâncias dos crimes e seguir o caminho do dinheiro, visando o ressarcimento das vítimas.