Nesta segunda-feira, 24, a Instância de Governança Encantos do Sul apresentou para toda Santa Catarina um projeto que visa melhorar e destacar os potenciais da região sul catarinense. Apresentada para outras 12 regiões do estado e uma banca, a Encantos conseguiu o 3º lugar na premiação do DisrupTur, com elogios em cima do projeto desenvolvido.
“Essa proposta é uma ideia de inovação disruptiva ligada ao turismo, foi um desafio colocado para toda SC. A ideia envolve um centro de experimentação turístico, que trabalha com tecnologias imersivas e experiências sensoriais. A ideia é de que seja um projeto inovador para Santa Catarina”, destacou a turismóloga Luciane Pereira.
Além da ideia do centro de experimentação turístico, a equipe da Encantos também levantou alguns problemas encontrados na região sul do estado, em um território que vai de Paulo Lopes até Balneário Rincão e Lauro Müller. Um dos problemas elencados envolve a falta de integração do turismo na região. “Há essa falta de integração porque sempre há disputas de interesse e, também, envolve uma questão de tempo”, disse Luciane.
O projeto foi desenvolvido de forma completamente voluntária. O terceiro lugar rendeu uma premiação em dinheiro, com o valor simbólico de R$ 5 mil, mas pode desencadear investimentos futuros para a região. “Acredito que o Governo Federal e do Estado estão se organizando para o período pós pandemia trabalhar em cima da retomada do novo turismo, mas ainda não há nada garantido. A busca de fazer tudo isso acontecer é, mais uma vez, voluntária”, pontuou.