Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Encontro dos Serviços Residenciais Terapêuticos mostra a importância dos espaços em Criciúma

Evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde

Por Redação Criciúma, SC, 09/11/2022 - 13:31
Foto: Daiana Farias/ Decom
Foto: Daiana Farias/ Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O trabalho da Saúde Mental de Criciúma foi lembrado em um dos encontros com os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) para comemoração dos três anos de casa. Os espaços são uma moradia destinada a cuidar de pessoas que já ficaram em hospitais psiquiátricos, com transtornos mentais crônicos e com necessidade de cuidados de longa permanência, que não possuem suporte financeiro, social ou familiar. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, reuniu todos os profissionais da área e os 20 moradores da casa, entre eles, homens e mulheres, na última semana de outubro.

A equipe é formada por cinco profissionais, além da coordenadora da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Losso. "Há três anos se concretizava um sonho, onde 20 pessoas que antes tiveram o seu direito de existir usurpado em nome de um saber científico que usava o isolamento nos hospitais psiquiátricos como a única forma de lidar com o diferente, mudaram sua realidade", afirma Ana.

A coordenadora ainda relata que Criciúma possui dois SRTs, com dez moradores cada casa, onde cada um possui tarefas a serem realizadas. "A organização faz parte de uma das tarefas. É um trabalho delicado, intenso, dinâmico e, por vezes, sujeito a desencontros e tensões. Soma-se a isso o fato de que cada morador ter o poder de chamar de 'sua casa', mas também há que se adotar a seguir regras mínimas de convívio, higiene e ambiência", completa.

O que são os SRTs?

Os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) são moradias inseridas na comunidade, destinadas a cuidar de pessoas com transtornos mentais crônicos com necessidade de cuidados de longa permanência, prioritariamente egressos de internações psiquiátricas e de hospitais de custódia, que não possuam suporte financeiro, social e/ou laços familiares que permitam outra forma de reinserção, de acordo com as diretrizes descritas na Portaria nº 106 (Brasil, 2000) e normativas relacionadas (Brasil, 2017, 2011; 2001; 1990). São dispositivos estratégicos no processo de institucionalização.

Onde ficam os SRTs em Criciúma?

1 - Rua José do Patrocínio, 557, no bairro Centro.

2 - Rua João Spilleri, 235, no bairro Pinheirinho.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito