Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Entenda a fibromialgia: principais sintomas, causas e como tratar

Condição crônica atinge principalmente as mulheres

Por Redação Criciúma, 19/01/2025 - 14:15
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

 

A fibromialgia é uma condição crônica caracterizada por dor generalizada e sensibilidade nos músculos, ligamentos e tendões em todo o corpo. Muitas vezes é acompanhada por uma variedade de outros sintomas, que podem variar de pessoa para pessoa. Os sintomas comuns da fibromialgia incluem, dor generalizada, fadiga, distúrbios do sono, comprometimento cognitivo, dores de cabeça, Síndrome do Intestino Irritável (SII) e transtornos de humor.

De acordo com a fisioterapeuta Kálita Silveira Nunes, as causas são variadas, podendo ter relação com fatores genéticos, infecções ou doenças, traumas físicos ou emocionais, entre outros. "É uma síndrome de dor crônica e por isso faz com que a pessoa fique muito sensível à dor, traumas e a muitas outras coisas", comenta.

Por desencadear diferentes sintomas em diversas partes do corpo, a fibromialgia pode ser confundida com outras doenças, como o reumatismo, por exemplo. Por isso é tão importante obter o diagnóstico correto para que o tratamento seja o mais eficaz possível, visando minimizar os impactos negativos no dia a dia do paciente. "É importante ter sabedoria e escutar os sintomas do corpo. Nosso corpo tem mais de 600 músculos e nós temos terminações nervosas. Se olharmos o nosso corpo por dentro, temos inúmeros sistemas. Sistemas cardíacos, sistemas gastrointestinais e muito mais. Todos esses sistemas, quando as nossas emoções estão alteradas, refletem no corpo. Refletem em dores musculares, azia, gastrite, constipação intestinal e quando isso se torna algo crônico, pode desenvolver questões mais sérias, como a fibromialgia. Por isso estar atento ao seu corpo, até mesmo aos pequenos sinais que ele demonstra. Quanto antes identificar e tratar, melhor", detalha a fisioterapeuta.

Segundo estudos, a fibromialgia atinge, principalmente, mulheres e atualmente afeta em torno de 2,5% a 5% da população brasileira. Ao contrário de outras doenças, o tratamento para a fibromialgia, em sua maioria, precisa da expertise de profissionais de diversas áreas da saúde. "Cada paciente é único, pois a fibromialgia acomete cada pessoa de uma forma. Por isso fazemos uma escuta qualificada, para avaliar as principais necessidades do paciente. A partir disso, é feita uma reunião entre a equipe multidisciplinar para, juntos, chegarmos à melhor maneira de tratar cada paciente", explica Kálita.

Mas o tratamento realizado pelos profissionais do Ambulatório não gera bons resultados sozinho. De acordo com a fisioterapeuta, hábitos saudáveis fazem muita diferença na qualidade de vida dos pacientes. "Os cuidados básicos como comer de maneira saudável, beber a quantia necessária de água e tratar com atenção os fatores de estresse, seja em casa ou no trabalho, é fundamental para uma vida melhor e mais saudável para todos", finaliza.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito