Se você já olhou sua Caderneta da Vacinação, deve ter percebido que na maioria dos casos, existe mais de um espaço para ser preenchido pela mesma vacina. Eles representam o número de doses necessárias para completar o que chamamos de esquema vacinal que - se não for seguido à risca - pode colocar sua saúde em risco, como alerta a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues.
“Muitos pediatras ou profissionais de saúde estão recomendando não completar o esquema. Muitas vezes pelo fato desse profissional desconhecer como funciona a vacina. Você tem que completar o esquema vacinal. Não adianta você começar e não terminar. Por quê? Em cada dose que você recebe, você vai ter uma proteção parcial”.
Ainda segundo Carla Domingues, a proteção só fica completa com a soma de todas as doses. Mas, em alguns casos, além dessas doses habituais existe a necessidade de reforço, como é o caso do Sarampo.
“Em muitas vacinas você vai perdendo a imunidade ao longo da vida. Por isso a necessidade de você fazer reforços. Seja no primeiro ano de vida, seja no quarto ano de vida e muitas vezes até na fase adulta. Por isso a necessidade de você seguir rigorosamente o esquema de vacinação e completar o esquema vacinal”.
Se sua Caderneta de Vacinação não está atualizada, ou se você não sabe dizer qual sua situação vacinal, procure uma Unidade Básica de Saúde e se informe. Ter as vacinas em dia protege a você e todos ao seu redor.