Na última sexta-feira (13), um fenômeno climático no Sul de Santa Catarina chamou a atenção. Um tornado atingiu a região de Sangão e deixou um rastro de destruição. A confirmação foi dada pelos meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina. Em média, ventos de 90 a 100 quilômetros por hora foram registrados em algumas localidades.
"Além de vento, chuva e granizo, houve a confirmação do tornado. Tivemos bastantes danos e prejuízos, principalmente, nos municípios de Sangão e Jaguaruna. E também em Imaruí, Laguna e Imbituba, mas não tão significativo", comenta o coordenador regional da Defesa Civil da Associação Municípios Região de Laguna (Amurel), Anderson Martins.
Basicamente, para ser considerado de fato um tornado, a nuvem em formato funil deve tocar o solo. "Uma outra característica são os elementos em solo, folhas, árvores e galhos retorcidos, isso indica que algo passou ali, como um tornado", destaca Martins.
Prejuízos
Os postes da rede de energia elétrica das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e cooperativas foram atingidos pelo tornado e estão sendo substituídos na manhã desta segunda-feira (16). Por isso, entre sexta-feira e sábado, mais de quatro unidades consumidoras foram prejudicadas.
"É importante falar que as pessoas, ao se depararem com uma situação de rede caída ao solo, não coloquem a mão porque aquela rede ainda pode estar energizada. Acione imediatamente os serviços de urgência e emergência, como da cooperativa, Celesc, bombeiros ou Defesa Civil, para que a gente consiga ir in loco e restabelecer essa situação com segurança", orienta.
Além da rede elétrica, outras estruturas foram danificadas. "Em Sangão, tivemos o prejuízo na área pública, um ginásio foi completamente destruído pela sua cobertura. Durante o sábado e o domingo, a prefeitura já retirou o restante da estrutura porque foi completamente destruído. Várias residências e algumas empresas também", informa o coordenador.
Saiba como receber alertas
O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, disponibiliza um serviço de alertas sobre eventos climáticos das próximas horas. Para receber as mensagens, basta enviar um SMS 40199 com o CEP do endereço residencial ou de estabelecimento comercial.