Há duas semanas está em funcionamento o novo estacionamento rotativo de Criciúma e, desde esta segunda-feira (31), as cobranças entraram em vigor. Diante disso, e por conta da fase de adaptação, muitos usuários têm relatado dúvidas de como utilizar o aplicativo Gerestar Criciúma, onde é possível comprar o crédito.
A primeira dica do gestor Zona Azul, Carlos Felipe de Lima, é certificar-se que o app está atualizado. O Gerestar Criciúma está disponível em lojas de aplicativos para celulares, como Apple Store e Play Store.
"Após baixá-lo, é necessário fazer um cadastro, sincronizar o celular por meio de um código recebido via SMS, informar a placa do carro e comprar crédito via Pix ou cartão de crédito. Quando for estacionar o veículo, escolher a opção estacionamento. Um relógio começa a informar o horário", explica.
Por meio do app, é possível pagar de forma proporcional ao tempo de ocupação da vaga, isto é, fracionada. "Se você sair em 25 minutos, você vai pagar por 30 minutos. Se sair aos 40, paga por 45. Ou seja, é de 15 em 15 minutos", exemplifica o gestor. Isso tudo é feito pelo celular. Tanto no parquímetro, quanto diretamente com os monitores, somente é possível comprar a hora cheia.
Lima ainda ressalta que é possível ter mais de uma placa cadastrada no aplicativo, bem como a mesma placa cadastrada em contas diferentes. O valor por hora custa R$ 2,50 para veículos de passeio e R$ 5 em vagas de carga e descarga. Na Zona Azul, o tempo máximo permitido é de duas horas.
Outra dica é para quem ainda tem os papéis do sistema antigo. "Trocamos o cartão do rotativo anterior na sede e a gente repõe no seu app via bônus de horas", reforça.