Acusadas de participação em facção criminosa de atuação estadual, 17 pessoas foram presas, de forma preventiva, em operação policial deflagrada na manhã desta quarta-feira (04), em Tubarão. Além das prisões, a "Operação Quadro Geral", da Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Investigação Criminal de Tubarão, cumpriu 13 mandados de busca e apreensão domiciliar e além de Tubarão, alcançou as cidades de São José e Porto Velho (RO).
Após 5 meses de investigações, a DIC conseguiu identificar as principais lideranças de uma facção criminosa que atua dentro e fora do sistema prisional no estado de Santa Catarina. As investigações demonstraram que os criminosos ocupavam cargos por toda a hierarquia da organização criminosa, exercendo a liderança em nível local, regional e até estadual. Dois dos presos encontram-se reclusos nas Penitenciárias de São Pedro de Alcântara e de Porto Velho, de onde permanecem dando ordens e comandando seus subordinados.
A operação contou com o apoio das seguintes unidades: DTCA, DPCAMI e DPCO de Tubarão, DPMu de Gravatal, DPMu de São Martinho, DPCo de Braço do Norte, DPMu de Grão Pará, DPMu de Rio Fortuna, DPCo de Jaguaruna, DPMu de Sangão, DPCo de Capivari de Baixo, DIC de Criciuma, DPCo de Orleans, DPMu de Morro da Fumaça, DIC, DPCAMI e DPCO de Laguna, DPMu de Pescaria Brava, DPCo de Imbituba, Núcleo de Operações com Cães da PCSC e Serviço Aeropolicial- SAER.