Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Equipe do Iparque busca ideias para instalação de espaços ecológicos na região

Entre as visitas, profissionais do Parque Científico e Tecnológico da Unesc estiveram no Jardim Botânico de Curitiba

Por Redação Criciúma, SC, 05/04/2023 - 20:01
Foto: Divulgação/ Unesc
Foto: Divulgação/ Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma equipe técnica do Parque Científico e Tecnológico (Iparque), da Unesc, foi a Curitiba buscar ideias para a criação de ambientes ecológicos em espaços urbanos da região. Formada por engenheiros, arquitetos e biólogos, a comitiva visitou o tradicional Jardim Botânico e a Reserva Ambiental Serelepe.

Entre as iniciativas que chamaram a atenção está o borboletário, que faz parte das atrações da Reserva Ambiental Serelepe. O local possui 110 hectares de vegetação de remanescentes da Floresta Atlântica e Mata com Araucárias, formigário, minhocário, compostagem, tudo presenciado pelos profissionais da Unesc.

"Tivemos a oportunidade de presenciar todas as etapas do borboletário, além de atividades que são realizadas com os visitantes, principalmente com relação à educação ambiental. É um verdadeiro 'pulmão' dentro da cidade", fala a arquiteta, Helen Bernardo Pagani.

Referência no país, o Jardim Botânico, também visitado pela equipe, é um dos maiores cartões postais e o local mais visitado da capital paranaense. A principal atração é uma estufa de 458 metros quadrados que abriga exemplares vegetais naturais e ornamentais da flora da Mata Atlântica. "Curitiba é um exemplo para o país em vários aspectos, como estrutura, organização, gestão territorial, urbanismo, entre outros", cita o engenheiro civil, Tiago Rosso Urbano.

O coordenador do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo), do Iparque, Jóri Ramos Pereira, relata que a instalação de espaços como esses em meios urbanos contribui com o bem-estar da população.

"Possuímos poucos locais como esses em nossa região. Temos o Parque Ecológico de Maracajá, que é uma referência. Além disso, podemos citar Criciúma que tem diversos parques à disposição da população, mas buscamos outros exemplos, como borboletário, meliponário, caminhadas em ambientes naturais, entre outras iniciativas que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas", comenta.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito