Um erro no sistema de acompanhamento da pandemia fez com que Santa Catarina tivesse deixado de contabilizar 32,8 mil casos de Covid-19. Os mais de 32 mil registros foram adicionados recentemente no sistema, após descoberta da falha, fazendo com que o Estado passe de 146.864 para 179.746 casos já registrados de coronavírus.
A superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Raquel Bittencourt, concedeu uma entrevista à NSC TV elencando dois principais motivos para a falha do erro nos números. O primeiro é referente aos casos que foram registrados duas vezes pelos municípios ou pelo Estado. Registrados com critérios diferentes para comprovação da doença, tais casos acabavam sendo descartados pelo Estado.
Confira também - Covid-19: O descompasso entre Estado e municípios
O outro erro foi percebido quando os dados do sistema de registro do governo federal eram transferidos para uma planilha de controle. Os dados apresentavam divergências, já que eram colocados em uma planilha sem padrão, fazendo com que também fossem descartados pelo Estado e não constassem na contagem total.
A diferença de casos contabilizados entre o Estado e os municípios pode ser observada na própria região carbonífera. Enquanto o último boletim epidemiológico da Amrec aponta para 10.846 registros de Covid-19, o de Santa Catarina mostra 9.719 - 1.127 casos a menos do que os registrados na região.
Na Amrec, a diferença com o Estado é visível também em relação aos óbitos. Enquanto o boletim epidemiológico aponta para 151 óbitos, os dados do Governo do Estado, somando os doze municípios da região, mostram 142 vítimas.