Inovação e tecnologia aliadas à natureza, cultura e competências socioemocionais. Assim foi mais uma edição da Mostra Pedagógica realizada, em Criciúma, pela Escola S, do SESI SENAI, neste sábado (27). Alunos e professores se reuniram nos prédios da instituição para apresentar às famílias - e comunidade em geral – as experiências vivenciadas dentro das salas de aula. Participaram das atividades alunos do ensino infantil, fundamental e médio.
Dentro das salas de aula ou no pátio da instituição, as atividades foram variadas. Os presentes puderam conferir desde projetos ligados à tecnologia, como a história e evolução dos jogos, até aos relacionados à natureza, aprendendo como é fabricado o mel, por exemplo. Já na área da cultura, alunos apresentaram a história do Boi de Mamão, do Sítio do Pica Pau Amarelo e pinturas indígenas.
Para a gerente executiva do SESI SENAI, regionais Sul e Litoral Sul, Graziela Branco, a Mostra Pedagógica é um momento onde é possível externar às famílias o verdadeiro propósito da Escola S, que é trazer o aluno como protagonista do próprio aprendizado. “Temos a ‘cultura maker’ muito forte em nossa instituição, fazendo com que o aluno realmente experimente e se sinta parte daquilo que está sendo construído”, destacou.
O evento também é uma forma de fortalecer o vínculo família-escola. O que, segundo a gerente executiva, faz toda a diferença no processo de aprendizagem dos alunos. Em toda jornada escolar, a presença e o estímulo da família fazem com que a criança perceba que a educação é valorosa. E essa proximidade tem que seguir em todas as fases de ensino”, ressaltou.
A empresária Debora Antunes, mãe do Artur, que está no 1º ano, reconhece a importância deste vínculo. Conforme ela, estar presente na escola é uma maneira também de conferir o que os filhos estarão aprendendo na medida em que forem crescendo. “É importante que os pais saibam os passos que os filhos estão dando para garantir que estejam recebendo educação de qualidade em todos os anos letivos”, finalizou.