A Escola S de Criciúma conquistou a marca de 66 medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática 2022. As provas, com questões de raciocínio lógico, foram realizadas por alunos do ensino fundamental e ensino médio no início do ano. A instituição, representando o Sul do Estado, ficou em primeiro lugar no ranking de todas as unidades Sesi de Santa Catarina.
A olimpíada tem o intuito de ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos entre os estudantes. A competição de Matemática é a maior do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano em mais de 80 países. Para a gerente executiva do Sesi Senai IEL - regional Sul e Litoral Sul, Graziela Branco, o resultado é fruto do empenho dos professores e esforço dos alunos.
“É uma conquista especial porque a Matemática é a base para muitos dos cursos da nossa jornada de educação básica e profissional. Saber que nossos alunos estão evoluindo nessa competência é gratificante, pois ela estará inserida independente da profissão que escolham, e este é um resultado da união de forças da nossa equipe de mestres que inspiram as crianças e jovens para uma educação prática que faz sentido para a vida deles”, destacou.
Participar de eventos como a Olimpíada de Matemática faz parte da Metodologia Steam, aplicada pela Escola S aos alunos. A ideia é estimular o desenvolvimento intelectual dos educandos nas áreas das Ciências, Tecnologias, Artes, Matemática e Engenharias. “Estimulando o raciocínio logico dos estudantes conseguimos fazer com que ao longo dos anos tenham um grande crescimento em seu processo de aprendizagem”, ressaltou a professora de Matemática do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, Marilene Lopes.
Já para o professor de Matemática do 1º ao 3º ano do ensino médio, Adilson Mota, o simulado é uma forma de preparar os alunos para as provas de vestibulares que se aproximam. “Todo simulado que faça alusão à Matemática é importante para que os estudantes aprimorem seus pensamentos críticos e se sintam preparados para outras avaliações”, completou.
No total, a Escola S de Criciúma conquistou três medalhas de ouro, 14 medalhas de prata, 25 medalhas de bronze e 24 medalhas de honra ao mérito.
Escola S é medalhista também no Festival de Vídeos Digitais e Educação de Matemática
A Escola S de Criciúma foi destaque também no Festival de Vídeos Digitais e Educação de Matemática 2022. A iniciativa, que conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), reconhece projetos nas áreas da Gamificação e Matemática.
Neste ano, duas equipes da Escola S receberam medalhas na competição: a equipe Bons em Fração – do 8º ano, e a equipe Quadrado ao Cubo, do 9º ano do ensino fundamental.