Com dois troféus na bagagem e a experiência de participar de mais uma competição nacional, os treze estudantes, equipe técnica e professores que participaram do Festival SESI de Robótica, em Brasília, foram recepcionados na manhã desta terça-feira, no SENAI Criciúma.
A comitiva de Criciúma recebeu todo o carinho das dezenas de estudantes da Escola S, seus familiares e professores. A equipe Alpha Escuderia ficou com o vice-campeonato na F1 in Schools, e também foi reconhecida na categoria engenharia do carro, que analisa o melhor desempenho mecânico. Ao todo três equipes integraram a etapa nacional. Além da Alpha, também a Carvoeiros Robotech e Carvoeiros Robots, nas categorias First Tech Challenge (FTC), First Lego League (FLL) e F1 in Schools.
A supervisora educacional do SESI, Gabrieli Borges Ugioni salienta que a recepção é uma forma de reconhecer os resultados das equipes que, além do torneio, viveram uma jornada de pesquisa, desenvolvimento de habilidades e competências. Todo esse esforço foi reconhecido pela direção regional, gestores, professores, estudantes e familiares, que lotaram o espaço de convivência para recepcionar e homenagear o grupo. Em nome dos participantes, a estudante Maria Luísa da Silva, emocionada, destacou a força e a dedicação do time. "Foram quase uma semana fora de casa, dias difíceis, com grandes desafios e estamos muito felizes pelo resultado e o que ele representa", agradeceu.
Entre as novidades da participação de Criciúma este ano foi a presença do ex-aluno da Escola S, Kevin Ghisi, na equipe de técnicos. Vencedor de várias competições pela equipe do Sesi, Kevin foi convidado e aceitou o desafio de estar ao lado do seu ex-professor, Cleber Marinho, na tarefa de treinador.
O professor Cleber Marinho, também campeão em vários torneios, salienta que o torneio é resultado de um trabalho que acontece durante toda a história dos alunos na Escola S, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. "Tivemos uma ótima participação, com uma das maiores delegações, presente nos três torneios e o conhecimento que eles adquiriram durante esse ano de trabalho foi fora do comum, com muita evolução, onde vimos o maior crescimento dos nossos estudantes", destaca.