Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Escola S se classifica para a etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes

Alunos de Criciúma participarão da Jornada do foguete, que será realizada de 17 a 20 de outubro, no RJ

Por Redação Criciúma, SC, 10/10/2022 - 21:33
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Habilidade, conhecimento e aperfeiçoamento das habilidades adquiridas nas aulas. Os alunos da Escola S de Criciúma mostraram todo o seu desempenho e irão representar a instituição na etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O evento é reconhecido por ser uma olimpíada inteiramente experimental, já que consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Os foguetes e as bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

No mês de abril, os estudantes do ensino médio da Escola S participaram da primeira etapa da 16º MOBFOG e, devido ao ótimo desempenho, foram convidados a participar da próxima etapa, que é a jornada do foguete, que acontecerá entre 17 e 20/10 no Rio de Janeiro, na Barra do Piaí. Nesta etapa, cada equipe deverá apresentar o foguete ao vivo e fazer uma rápida apresentação de cinco minutos, com apresentação em power point, com detalhes, fotos, esquemas, filmes dos lançamentos, etc.

"Além dos lançamentos dos foguetes, os estudantes terão oportunidade de participar de conferências sobre cinemática do movimento balístico, Sistema Solar em escala de volumes, distâncias e evolução estela, oficinas de construções de foguetes, etc. Ou seja, uma ótima oportunidade para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas habilidades. Estamos muito animados com nossa participação na jornada do foguete. Para nós da Escola S, esse resultado reflete o resultado do nosso ensino médio integrado ao STEAM com foco na metodologia maker, onde o estudante realmente desenvolve práticas que fazem sentido no desenvolvimento de novas habilidades", garante a supervisora da Escola S de Criciúma, Gabrieli Borges Ugioni Felipe.

De acordo com o professor de matemática e professor líder da equipe, Adilson Motta, os estudantes participaram de forma muito efetiva desde o princípio do projeto, construindo os foguetes, pesquisando sobre aerodinâmica, modelando diferentes projetos de aletas e bicos para o foguete, com o objetivo de ter a melhor aerodinâmica possível. “Desde o início nossos alunos estiveram muito engajados e vibravam muito a cada lançamento. Passar para a segunda fase já é uma grande vitória. Com certeza será uma experiência única para todos nós. Daremos nosso melhor para voltarmos com um grande resultado na bagagem", enaltece Adilson.

Ensino Médio com foco no STEAM

Conforme a supervisora educacional, essas e outras conquistas que os estudantes do ensino médio estão recebendo se deve devido a metodologia adotada pela escola. "Na Escola S, os estudantes são protagonistas do processo ensino-aprendizagem, em uma cultura maker, por meio de aprendizagem baseada em resolução de problemas e projetos. O Ensino Médio da Escola S possui um modelo que oferece o Ensino Médio integrado à metodologia STEAM. Ideal para que o estudante estabeleça a relação entre teoria e prática", aponta.

Os interessados em conhecer melhor a metodologia da Escola S, podem entrar em contato no telefone (48) 3131-7100.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito