Nesta semana, os 8ºs anos de quatro escolas municipais de Morro da Fumaça visitaram o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), em Florianópolis, e conheceram de perto toda a estrutura do local que planeja, executa, auxilia e atua em eventos adversos do estado. O passeio de estudos contou com a presença de mais de 70 alunos da rede municipal de ensino e oito professores em dois dias de visita.
O convite feito pelo coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, e pela organização do Programa Defesa Civil nas Escolas. De acordo com os professores, a ação foi fundamental para que alunos das escolas Maurina de Souza Patrício, Olívio Recco, Pietro Maccari e Vicente Guollo tivessem a oportunidade de participar da Semana Estadual de Defesa Civil, que neste ano comemora 49 anos.
Para celebrar essa data, a Defesa Civil planejou a Exposição: Uma História de Proteção e Solidariedade, com itens da coleção particular do coordenador municipal de Defesa Civil de Barra Velha, Elton Cunha, seguida de uma visita às instalações do CIGERD.
Os visitantes puderam compreender a importância da Defesa Civil na sociedade e principalmente como o órgão identifica situações de risco, planeja ações de enfrentamento de crise e executa respostas rápidas e seguras nesses momentos.
Durante a visita, além da exposição do acervo de Elton Cunha, foram mostrados o Centro Integrado de Operações, a Sala de Crise, Sala de Meteorologia e Hidrologia, Sala de Coletiva de Imprensa, estúdio de edição de imagens e vídeos, e o radar que transmite as informações em tempo real para a realização dos trabalhos no CIGERD.
O dia se encerrou com as escolas recebendo livros temáticos relacionados a Santa Catarina, assim como uma placa indicando que essas instituições educacionais fazem parte do Programa Defesa Civil na Escola.
“Quero agradecer a toda equipe da Secretaria de Educação e aos profissionais da Defesa Civil de Santa Catarina por essa oportunidade. Conhecer as instalações e o funcionamento do CIGERD nos proporciona um sentimento de amparo e segurança, sabendo que em situações extremas podemos contar com pessoas preparadas e equipadas com alta tecnologia. Aproveito também para parabenizar o Programa Defesa Civil na Escola, que a cada ano atende mais alunos, formando assim cidadãos atuantes em nossa comunidade”, destaca o professor Rodrigo Borges Francisco, coordenador do Programa Defesa Civil na Escola em Morro da Fumaça.