A implantação de mais de 40 quilômetros de rede de esgoto no bairro São Luiz está mais próxima da realidade. Com início em janeiro de 2019 e com total de 12 meses, as obras estão na casa dos U$ 15,6 milhões, e vão beneficiar quase 11 mil habitantes de todo o bairro e entornos, como Michel, Comerciário, Recanto Verde e loteamento Anita Garibaldi. Receberá a implantação o polígono entre as Avenidas Santos Dumont e Carlos Pinto Sampaio até a Rua Domingos Netto e também partes da Rodovia Luiz Rosso. O recurso para a obra foi garantido pela Casan em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Após a virada do ano
O início das obras depende da seleção da empresa que executará o serviço. A Administração Municipal cuida da análise das propostas dos candidatos e a estimativa é que a ordem de serviço esteja assinada até o fim da próxima semana. O intenso movimento no mês de dezembro impede o início integral das obras. Após a assinatura da ordem de serviço, a empresa selecionada terá até 30 dias para implantar o canteiro de obras e efetuar a compra de materiais para a execução.
“O contrato prevê os serviços de escavação, assentamento dos tubos do esgoto e repavimentação de toda a área, mas os canais serão implantados apenas no início do ano”, confirmou o gerente de Construção da Casan, Fábio Cesar Krieger. Após a assinatura da ordem de serviço, a Casan vai se reunir com a Prefeitura para discutir o plano de obras. “Vão nos auxiliar a não prejudicar os moradores locais e também quem passa ali diariamente”, completou Krieger.
Repavimentação garantida pela Casan
Problema constante neste tipo de obra, a repavimentação está assegurada pelo projeto e o valor da obra já inclui o serviço. “A Prefeitura está ciente de que o contrato inclui a repavimentação por parte da Casan, então até o momento sabemos que não teremos que asfaltar nenhuma parte da obra”, complementou a secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.
Para que as obras do complexo viário do bairro São Luiz, o binário, possam ser iniciadas, a conclusão das linhas de esgoto devem ser concluídas. A ideia é evitar a construção do binário e a danificação da estrutura por parte dos serviços de implantação do esgoto. “A previsão inicial, para dezembro de 2019, também nos dá tempo para aguardar a liberação do projeto pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN)”, argumentou a secretária.