Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Espaço de reserva técnica do Museu do Imigrante em fase de conclusão 

Este ano, estão sendo desenvolvidas as atividades técnicas como a implantação da reserva técnica em fase de conclusão e a criação do Plano Museológico

Por Redação Nova Veneza, SC, 14/08/2020 - 21:26
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca nos últimos dois anos vem passando por mudanças, buscando melhorar suas atividades e projetos. Este ano, estão sendo desenvolvidas as atividades técnicas como a implantação da reserva técnica (espaço de guarda dos objetos que não estão em exposição) em fase de conclusão e a criação do Plano Museológico. 

Em 2018, o espaço foi regulamentado pela lei 2.662/2018 e começou o processo de documentação de seu acervo. Já em 2019, ocorreu a requalificação do espaço expositivo, passando por reforma no assoalho, construção de novos mobiliários expositivos, pintura e nova exposição. Ambas as ações serão realizadas através do projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura - Edição 2019, executado com recurso do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

“O projeto da reserva técnica está em processo de conclusão. A ideia da implantação da reserva técnica é um dos objetivos de todos os museus que é preservar e salvaguardar os bens culturais. O espaço contribuirá com a preservação do acervo, sendo possível inclusive receber novas doações, pois conseguiremos organizar todo o espaço do museu e pensando até futuramente instalar uma sala de estudos e de pesquisa. Já em relação ao plano museológico, este se configura como uma ação e uma ferramenta de gestão do museu, sendo obrigatória a sua criação e sua implantação, conforme o Estatuto de Museus. Este plano vai estar em consonância com a missão do museu, seu regimento interno e permitirá ações sólidas para serem desenvolvidas nos próximos dez anos”, ressaltou o Museológico, Leonardo Hermes Lemos.

A secretária municipal de cultura, esporte e turismo, Susan Bortoluzzi Brogni destaca que foi a primeira vez que o município foi contemplado com algum prêmio deste gênero. “Isso contribui para que possamos realizar tudo o que está no plano de governo da atual gestão, em que um dos pontos era contratar pessoal qualificado para o museu e melhorar nossos pontos culturais e turísticos. Mesmo sabendo da atual situação em que vivemos, continuamos trabalhando internamente, arrumando e organizando a casa. É um trabalho de bastidor, para que em breve o espetáculo seja mostrado. As ações específicas no nosso museu, desde o início desta gestão, confirmam como estamos comprometidos com o setor cultural”.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito