O Governo de Santa Catarina publica hoje portaria que libera o retorno das cirurgias eletivas após período suspenso devido à quarentena proposta para buscar conter a proliferação do novo coronavírus (Covid-19). “A portaria libera com restrições. Regras principalmente de capacidade dos hospitais, com aproximadamente 50% da capacidade dos hospitais para entender nas próximas semanas o cenário Covid-19”, explicou o secretário de Estado da Saúde, André Ribeiro. Parte das cirurgias e consultas devem ser retomadas na próxima segunda-feira, 25.
Ações ao agronegócio
O secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Ricardo Miotto, também participou do pronunciamento, citando a estiagem e a pandemia que têm atingido os produtores catarinenses. Ele aproveitou para falar de ações que visam auxiliar agricultores e pescadores. “Desde auxílio financeiro para custeio de até R$ 30 mil em cinco anos para pagar sem juros. Subvenção de juros para as pequenas agroindústrias, onde pode-se contratar crédito no limite de até 2,5%. Recursos para perfurar poços artesianos para amenizar os impactos da estiagem”, conta.
Miotto também falou em um novo programa de aquisição de alimentos no estado que irá destinar R$ 2 milhões apara que municípios que dependem do agronegócio possam adquirir alimentos da agricultura familiar. “O agricultor que tiver interesse procure a Epagri de seu município para encaminhar”, completou.