Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Estado declara fim do surto de sarampo

Doença causou preocupação no último ano, por conta dos mais de 400 casos e cinco óbitos em Santa Catarina

Por Sandy Brasil Florianópolis, SC, 08/09/2020 - 16:24 Atualizado em 09/09/2020 - 13:42
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Chega ao fim o surto de sarampo, após 21 semanas sem registros em Santa Catarina. O estado sofreu durante 37 semanas com o contágio de sarampo e, após 12 semanas sem casos confirmados, foi declarado o controle da situação.

A contaminação com maior vigor teve início em julho de 2019 e se encerrou em abril passado. No período, foram registradas 411 pessoas infectadas, com cinco mortes em função do sarampo esse ano, conforme dados divulgados pela  Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE). 

O fim da propagação do sarampo se deu pelo trabalho das equipes de Vigilância de Saúde de toda rede municipal e estadual, equipes de vacinação, laboratório e a participação da população em cumprir com as vacinações. Mas os cuidados devem ser redobrados. "Vacinar crianças e adultos, atualizar sempre as cadernetas de vacinação, pois ao contrário do que imaginamos o sarampo é uma doença grave que causa graves complicações, e pode levar a óbito", comentoua enfermeira Alda Maria Rodolfo da Silva.

No Brasil, as autoridades sanitárias apontam Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro como regiões ainda com a contaminação pelo sarampo ativa.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito