Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Estado declara fim do surto de sarampo

Doença causou preocupação no último ano, por conta dos mais de 400 casos e cinco óbitos em Santa Catarina

Por Sandy Brasil Florianópolis, SC, 08/09/2020 - 16:24 Atualizado em 09/09/2020 - 13:42
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Chega ao fim o surto de sarampo, após 21 semanas sem registros em Santa Catarina. O estado sofreu durante 37 semanas com o contágio de sarampo e, após 12 semanas sem casos confirmados, foi declarado o controle da situação.

A contaminação com maior vigor teve início em julho de 2019 e se encerrou em abril passado. No período, foram registradas 411 pessoas infectadas, com cinco mortes em função do sarampo esse ano, conforme dados divulgados pela  Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE). 

O fim da propagação do sarampo se deu pelo trabalho das equipes de Vigilância de Saúde de toda rede municipal e estadual, equipes de vacinação, laboratório e a participação da população em cumprir com as vacinações. Mas os cuidados devem ser redobrados. "Vacinar crianças e adultos, atualizar sempre as cadernetas de vacinação, pois ao contrário do que imaginamos o sarampo é uma doença grave que causa graves complicações, e pode levar a óbito", comentoua enfermeira Alda Maria Rodolfo da Silva.

No Brasil, as autoridades sanitárias apontam Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro como regiões ainda com a contaminação pelo sarampo ativa.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito