A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina do Governo do Estado anunciou nesta segunda-feira (18), uma Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela, que terá início na próxima quarta-feira (20).
Durante a campanha, que se estende até o dia 20 de abril, todos os catarinenses com mais de nove meses de idade deverão procurar uma unidade de saúde para a vacinação contra a doença.
Um dos fatores que motivou a ação foi o registro de imunização de apenas 56% do público-alvo, muito pouco frente à meta, que é de 95%. Outro fator foi uma morte por febre amarela registrada há menos de duas semanas no Paraná. Um homem, trabalhador da zona rural de Morretes, que não tomou a vacina e acabou vitimado pela doença.
Segundo a Vigilância em Saúde do Estado, o aparecimento de casos no estado vizinho significa que o vírus, antes em São Paulo, está descendo e pode chegar a qualquer momento a Santa Catarina.
A febre amarela é uma doença grave que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. Ela é causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito e tem como sintomas o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza. Nos casos graves, a pessoa pode desenvolver complicações como coloração amarelada da pele e do branco dos olhos, hemorragia, e eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.