O Mutirão de Vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina está ocorrendo neste sábado, 02 e domingo, 03. Os municípios catarinenses preparam ações especiais para atender todas as pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina e estão no prazo de receber a segunda, e aos atrasados que ainda não retornaram. Também serão aplicadas as doses de reforço nos idosos com 70 anos ou mais com esquema completo há mais de seis meses e para imunossuprimidos que tomaram as duas doses a mais de 28 dias.
“Sabemos que a população só estará protegida contra a Covid-19 com as duas doses. Portanto, essa é a chance de concluir o esquema vacinal. Pedimos que todos compareçam aos locais de vacinação e façam a sua parte”, ressaltou o governador Carlos Moisés. Segundo o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o objetivo da ação é motivar as pessoas para que a vacinação continue nos próximos dias. “Precisamos que a vacinação avance para que a nossa população esteja protegida o mais rápido possível. E para isso estamos abastecendo os municípios com doses suficientes para progredirmos na vacinação contra a Covid-19”.
De acordo com levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), 343.658 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda dose, ou seja, estão com a conclusão do esquema vacinal atrasado. Além disso, outras 418 mil pessoas já estão dentro do prazo de 8 semanas para receber a segunda dose da vacina Pfizer e podem procurar os locais de vacinação para que não atrasem a conclusão do esquema vacinal.