Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Estiagem deve castigar sul do estado no final do ano

Culturas mais afetadas devem ser da banana, fumo, arroz, maracujá e milho

Por Gregório Silveira Criciúma, SC, 08/10/2020 - 14:18 Atualizado em 08/10/2020 - 14:20
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Novembro e dezembro já são meses com pouca chuva na média histórica da região sul de Santa Catarina. Para se ter uma ideia, em novembro a média é de 128 milímetros de precipitação, sendo que desse total são consumidos 116 pela evapotranspiração, que é a perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração. Em Dezembro os valores também se mantém nessa casa. Já as temperaturas serão normais para a época marcando 30° na parte da tarde e 17° a noite.

Para os dois últimos meses do ano a meteorologia faz uma alerta pela possível chegada do fenômeno La Niña, que deixa o tempo menos chuvoso e altera o clima. "Pode vir a prejudicar plantações de arroz, banana, fumo, pastagens para o gado de leite, milho e maracujá. No caso da banana essa vem menor com algumas doenças que acabam prejudicando a produção. No cultivo de maracujá alguns produtores já estão usando açudes para irrigação localizada", afirma o climatologista Márcio Sônego.

O Consumo humano também deve ser racionado e consciente nos meses de novembro e dezembro. "Pode faltar água em algumas comunidades do interior. Nas cidades da região de Criciúma acreditamos que as barragens vão dar conta do abastecimento, pois em janeiro e fevereiro a chuva deve aparecer mais", adianta Sônego.

Outro problema é que a região sul já vem de um histórico de estiagem. Dos 12 meses que compreendem junho do ano passado a maio desse ano, pelo menos 7 foram de pouca ou quase nenhuma chuva.   

La Niña 
É um fenômeno natural que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental. Sua ocorrência gera uma série de mudanças significativas nos padrões de precipitação (chuva) e temperatura.

SC já tem alerta de Estiagem 
A estiagem que vem afetando Santa Catarina desde abril voltou a se agravar. Isso é o que demonstra o 10º Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado, apresentado nesta quinta-feira, 08, pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), em conjunto com a Defesa Civil estadual. São quatro cidades em estado crítico de escassez de água, outras 11 estão em alerta para o problema e 59 em atenção.

De acordo com o boletim, as situações mais graves foram registradas em Itapiranga, Santa Helena, São Miguel da Boa Vista e São Miguel do Oeste. O documento também apontou perspectivas de precipitação e armazenamento de água no solo abaixo da média, com tendência de estiagem prolongada. Portanto, há possibilidade de comprometimento do abastecimento urbano em diversos municípios catarinenses.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito